Latino-americano, pai de três filhas e avô, morador da Via Láctea, em órbita no Sistema Solar, planeta Terra (Gaia), na Av. Itália S/Nº, no distrito da Santa Cruz, bairro de São Francisco, município de Aracruz, Espírito Santo, Brasil. Nasceu em 1961 no Acre.

Bacharel e professor licenciado, formou-se em História pela Universidade Federal do Espírito Santo em 1996.

Ainda na universidade, quando docente, desenvolveu pesquisas sobre éticas raciais em estudos de casos de Quilombos no município de Presidente Kennedy.

Foi eleito democraticamente como Presidente do CALHIS (Centro Acedêmico Livre de História da UFES), atuando de 1994 a 1995, quando criou o jornal universitário Carcará e participou da organização da Greve Estudantil no Departamento de História.

Realizou pesquisa e divulgou trabalho acerca de Hermógenes Lima da Fonseca, destacado folclorista capixaba.

Atuou vendendo aulas de História nos níveis de ensino Fundamental e Médio para escolas no Espírito Santo e ministrando palestras de 1994 a 2012.

Atuou na Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Vitória na implantação do Projeto Terra, com a criação e a manutenção de unidades de conservação e de parques municipais, além de trabalhar no projeto de capacitação e educação ambiental para o manejo do Caranguejo Uçá (Ucydescordatuus) junto às comunidades de catadores de caranguejos do município (defeso da espécie).

Participou da implementação do processo de coleta seletiva em Vitória, de 1997 a 2001, atuando no cargo de Chefe de Divisões para as comunidades locais.

De 2019 a 2020 foi Coordenador de Visitação do Museu Histórico de Santa Cruz – Casa de Câmara e Cadeia, no município de Aracruz, onde vive com mulher e filhos desde 2005.

#YedoFreire
#ProfYedo